Skip to main content

RT06 - Precariedade e Resiliência da Cidade Informal Face ao Impacto das Mudanças Climáticas - Tendências para a Sustentabilidade de uma Forma de Habitat.

Convened by Jaime Comiche (Universidade Eduardo Mondlane), Carlos Marques (CIAUD-FA – Universidade de Lisboa), Hélder José (Instituto de Planeamento e Gestão Urbanística de Luanda), José Eugénio Soriano, (Universidade Complutense de Madrid), Luis Lage (Universidade Eduardo Mondlane), Maria Isabel Villac (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Mariza Rios (Universidade Dom Hélder Câmara)

No Sul Global, o crescimento económico, isento de criação de empregos, quando a estrutura demográfica é dominada por população jovem em idade activa, a par da exacerbação e frequência de eventos climáticos extremos, geradores de deslocados (internos) ambientais, tem contribuído para a expansão acelerada da informalidade na economia e na urbanização das cidades.

A proliferação de assentamentos informais, onde impera ausência ou precariedade de infraestruturas e serviços urbanos essenciais, é a faceta mais visível da urbanização dos países em desenvolvimento. Contudo este fenómeno manifesta-se também em realidades sócio económicas mais pujantes do denominado Ocidente, o que faz com que a sua discussão no campo científico e técnico, seja uma oportunidade para a troca de experiências, tendo em vista a capacitação de investigadores, profissionais e decisores provenientes de instituições menos favorecidas, com recursos e capital humano.

Propõe-se que o painel aborde a temática da Precariedade e Resiliência da Cidade Informal Face ao Impacto das Mudanças Climáticas: Tendências para a Sustentabilidade de uma Forma de Habitat.

No contexto da precariedade e resiliência urbanas, aos painelistas será proposto abordar estudos, projectos e experiências, nomeadamente em assentamentos informais de Angola e Moçambique, do Brasil e Portugal, permitindo trocar conhecimentos resultantes de intervenções e políticas públicas implementadas e dirigidas a estes territórios.

Os painelistas serão ainda encorajados a debater sobre os resultados da adequação do planeamento urbano às mudanças climáticas e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este encontro de ideias pode contribuir para a identificação e replicação de boas praticas ajustáveis aos respetivos contextos sociais, culturais e territoriais.

O painel interagirá em mesa-redonda, com um moderador e sete painelistas, trazendo prácticas e conhecimentos distintos, complementares entre si, retratando a especificidade de cada país.

(Tentative) speakers:

Anselmo Cani - Universidade Eduardo Mondlane
Carlos Marques - Universidade de Lisboa
José Eugénio Soriano - Universidade Complutense de Madrid
Maria Isabel Villac - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mariza Rios - Universidade Dom Hélder Câmara

Moderator: Jaime Comiche, Universidade Eduardo Mondlane