Skip to main content

RT06 - Precariedade e Resiliência da Cidade Informal Face ao Impacto das Mudanças Climáticas - Tendências para a Sustentabilidade de uma Forma de Habitat.

Convened by Jaime Comiche (Universidade Eduardo Mondlane), Carlos Marques (CIAUD-FAUL – Universidade de Lisboa), Hélder José (Instituto de Planeamento e Gestão Urbanística de Luanda), Maria Isabel Villac (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Mariza Rios (Universidade Dom Hélder Câmara)

  • Proposta de painel – round table session - sobre o tema: Precariedade e Resiliência da Cidade Informal Face ao Impacto das Mudanças Climáticas

No Sul Global, o crescimento económico, isento de criação de empregos, quando a estrutura demográfica é dominada por população jovem em idade activa, a par da exacerbação e frequência de eventos climáticos extremos, geradores de deslocados (internos) ambientais, tem contribuído para a expansão acelerada da informalidade na economia e na urbanização das cidades.

A proliferação de assentamentos informais, onde impera ausência ou precariedade de infraestruturas e serviços urbanos essenciais, é a faceta mais visível da urbanização dos países em desenvolvimento. Contudo este fenómeno manifesta-se também em realidades sócio económicas mais pujantes do denominado Ocidente, o que faz com que a sua discussão no campo científico e técnico, seja uma oportunidade para a troca de experiências, tendo em vista a capacitação de investigadores, profissionais e decisores provenientes de instituições menos favorecidas, com recursos e capital humano.

Propõe-se que o painel aborde a temática da Precariedade e Resiliência da Cidade Informal Face ao Impacto das Mudanças Climáticas: Tendências para a Sustentabilidade de uma Forma de Habitat.

No contexto da precariedade e resiliência urbanas, aos painelistas será proposto abordar estudos, projectos e experiências, nomeadamente em assentamentos informais de Angola e Moçambique, do Brasil e Portugal, permitindo trocar conhecimentos resultantes de intervenções e políticas públicas implementadas e dirigidas a estes territórios.

Os painelistas serão ainda encorajados a debater sobre os resultados da adequação do planeamento urbano às mudanças climáticas e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este encontro de ideias pode contribuir para a identificação e replicação de boas praticas ajustáveis aos respetivos contextos sociais, culturais e territoriais.

O painel interagirá em mesa-redonda, com um moderador e sete painelistas, trazendo prácticas e conhecimentos distintos, complementares entre si, retratando a especificidade de cada país.

Speakers:

Carlos Marques, Researcher CIAUD-FAUL– Universidade de Lisboa (in person)
Hélder José, Director, Instituto de Planeamento e Gestão Urbanística de Luanda (in person)
Maria Isabel Villac, Prof. FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie (virtual)
Mariza Rios, Prof. Universidade Dom Hélder Câmara (virtual)

Moderator: Jaime Comiche, Guest Lecturer FAPF-Universidade Eduardo Mondlane